Quando falamos em rotina de trabalho, frequentemente, a primeira associação feita é quanto à pressão, estresse, prazos apertados e cobranças, situações que trazem esgotamento profissional, amplamente conhecido pelo termo Burnout.
Uma nova classificação na OMS entrou em vigor neste ano e tornou a Síndrome de Burnout uma doença ocupacional. A síndrome agora é classificada como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.
O que muitos desconhecem é uma síndrome oposta, pouco falada, mas que também afeta ambientes organizacionais: a Boreout.
Você conhece esse termo? Ele é utilizado quando o trabalho se torna tedioso, monótono e não há motivação para o colaborador iniciar o trabalho todos os dias, trazendo consequências para sua saúde pessoal e profissional.
O termo Boreout foi criado pelos suíços Peter Werder e Philippe Rothlin, no ano de 2007. Ele refere-se a um estado de desmotivação e ausência de desafios profissionais.
A expressão vem do inglês “boring”, que significar “tedioso”, e define uma condição relativamente comum nas empresas, quando há baixa carga de atividades cotidianas.
Se você está pensando naquele tédio comum, que pode acometer todo mundo vez ou outra, saiba que não é a mesma coisa. É algo duradouro, com o qual a pessoa se sente cada vez mais desmotivada, entediada, frustrada e começa a duvidar da própria capacidade.
Assim, ela se desloca todo dia até o trabalho simplesmente porque precisa, não para dar o seu melhor e obter bons resultados.
Normalmente, o Boreout começa de forma silenciosa e pode ser visto como preguiça e indisposição para trabalhar. Alguns sinais que devem ser observados são:
Caso você tenha se identificado ou percebido um ou mais desses sinais em alguém em seu entorno, procure ajuda de um especialista para que seja realizado um diagnóstico correto, assim como, ações que visem melhorias sejam tomadas.
Nunca foi tão importante cuidar da saúde mental como agora. Seja no âmbito pessoal ou profissional. Nós sabemos que pessoas felizes, saudáveis, física e mentalmente trabalham de uma forma muito melhor! Trabalhadores motivados, de fato, “vestem a camisa” da empresa.
E como manter sua equipe unida, saudável e engajada, mantendo o “tédio” bem longe da sua organização?
É função do líder (Confira nosso post sobre as diferenças entre um líder e um chefe!) acompanhar de perto o desenvolvimento de cada um dos colaboradores e motivá-los sempre em busca do seu melhor.
Invista no desenvolvimento contínuo, em programas de recompensas, elogie o trabalho do seu time, promova confraternizações, participações em seminários e palestras.
Uma boa alternativa para momentos de isolamento social, são as confraternizações online. Ferramentas como o Zoom e o Google Meet podem te ajudar neste processo.
Estabelecer feedbacks também é fundamental para que sua equipe cresça. Reconhecer no que você é bom, e perceber quais os pontos precisam ser melhorados é necessário para o seu crescimento, e o crescimento da equipe.
E estar atento à saúde mental da sua equipe em tempos em que os trabalho remoto é uma realidade cada vez mais frequente também é uma necessidade!
Algumas dicas são:
Nós da NEO PESSOAS acreditamos que a Gestão de Pessoas é o princípio do sucesso. Em 21 anos de empresa, somos hoje referência em consultoria de Recursos Humanos na região sul do Brasil.
Saber escolher os colaboradores certos, trabalhar para o seu crescimento e desenvolver um time com valores. Alinhados à cultura da empresa.
Nosso trabalho é guiar os colaboradores e as empresas para que se encontrem e formem uma parceria de sucesso.
Essa parceria de sucesso só pode acontecer através de uma boa gestão de pessoas. Mantenha sua equipe motivada e, para isso, conte conosco! Os resultados rumo ao sucesso são certos.