Na sua opinião, qual é o fator determinante para o sucesso de uma empresa? Vários fatores podem ter passado em sua mente, como: uma boa liderança, setor de finanças bem estruturado, organização, trabalho em equipe, serviço ou produtos de qualidade.
De fato, todos esses quesitos são muito importantes para o sucesso de uma empresa, mas o principal fator determinante para tornar uma organização bem-sucedida ou não, são seus colaboradores, afinal, empresas são feitas de pessoas.
Por isso, fortalecer a cultura organizacional e valorizar os colaboradores são atitudes fundamentais para a criação de um ambiente de trabalho harmônico e produtivo.
Quando pensamos na construção de uma empresa é normal que fiquemos presos à processos e normas muito engessadas, e a Netflix vem mostrando que nem sempre isso é o ideal. A plataforma de streaming fundada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, tem atualmente cerca de 204 milhões de assinantes! Não dá para duvidar que seja qual for o método adotado por ela, ele funciona!
A organização prega que a flexibilidade deve ser essencial para o bom funcionamento da empresa. Não ficar preso às regras é o primeiro passo para a construção de um clima harmônico de trabalho. Ter um espaço que estimule a criatividade e a liberdade dos colaboradores é essencial.
Para promover essa cultura organizacional com o foco nas pessoas, a Netflix adota alguns pontos base em seu dia a dia:
Priorizar essas questões é o que tornou a empresa o que ela é hoje, uma referência quando o foco são as pessoas. E já sabemos que sem pessoas motivadas, não é possível obter sucesso.
Como vimos até aqui, se as organizações são formadas primordialmente por pessoas, cuidar delas se torna um grande diferencial de marcas empregadoras. E, neste sentido, o papel das lideranças é fundamental. É função dos líderes, promover e acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador e motivá-lo sempre em busca do seu melhor.
Colaboradores motivados trabalham melhor, e consequentemente são mais produtivos.
Como deixar sua equipe motivada? Invista no desenvolvimento contínuo; estruture programas de recompensas; reconheça o bom trabalho do seu time; promova confraternizações; estimule participações em seminários, palestras e outros treinamentos. Tudo isso contribui para a criação de um ambiente muito mais harmônico e produtivo.
Uma boa alternativa no contexto de isolamento social, são as confraternizações online. Essas integrações podem te ajudar a se aproximar da sua equipe e criar um laço de confiança com seus colaboradores.
Estabelecer uma política de feedback também é fundamental para que sua equipe se desenvolva. traz clareza sobre as competências e o desempenho esperados. Isto é um grande diferencial nas equipes de alta performance.
A Netflix adota o termo “dream team”, ou seja, time dos sonhos, para descrever sua equipe. “Time dos Sonhos” é aquele em que todos são igualmente importantes e altamente eficientes, e trabalham como em uma orquestra.
Assim deve ser em toda empresa, uma equipe alinhada, buscando sempre dar o melhor de si para o crescimento coletivo.
Construir uma equipe que trabalhe de forma orquestrada não é uma tarefa fácil. Lidar com diferentes personalidades em um mesmo ambiente requer muito jogo de cintura. Cada empresa define suas regras e sua cultura organizacional se molda de acordo com suas ações. Vejamos algumas ações tomadas pela Netflix, que incentivam seus colaboradores a terem autonomia e liberdade:
Definitivamente, a regra é não ter regras. No entanto, para manter essa orquestra funcionando são necessários uma boa liderança, uma boa organização, e muito espírito de cooperação e equipe.
É preciso entender, por exemplo, que nem todos os profissionais se adequam aos padrões propostos pela Netflix. Você consegue imaginar um executivo extremamente formal, que trabalha de terno todos os dias, se encaixando neste ambiente? Provavelmente não. E isto não significa que ele não tenha competência para tal, significa apenas que o perfil dele não é o ideal para compor este tipo de empresa.
E como identificar qual colaborador é o ideal para sua organização? Através de contratações assertivas.
É no momento da contratação que o profissional responsável deverá identificar o perfil comportamental, os anseios, os valores, dentre outras características do candidato. E será capaz de observar se ele possui alinhamento cultural com a futura organização.
Nós da NEO PESSOAS acreditamos que a Gestão de Pessoas é o princípio do sucesso. Saber escolher os colaboradores certos, trabalhar para o seu crescimento e desenvolver um time de valor é fundamental em uma empresa. Nosso trabalho é guiar os colaboradores e as empresas para que se encontrem e formem uma parceria de sucesso.
Essa parceria de sucesso só pode acontecer através de uma boa gestão de pessoas. Motive seus colaboradores, mantenha sua equipe motivada, e, para isso, conte conosco! Os resultados rumo ao sucesso são certos.