Se você é um profissional de RH, provavelmente sabe que existem pessoas que se adaptam bem a alguns cargos e ao ambiente da empresa, enquanto outras podem ter dificuldades nessa mesma empresa. O comportamento no espaço de trabalho influencia diretamente no seu desempenho e integração. E é aqui que entra a importância do teste comportamental no processo seletivo.
A contratação vai muito além de avaliar habilidades técnicas. Hoje em dia, as softs skills, ou competências comportamentais, têm um grande grau de relevância. Isso porque, antes de contratar, é valiosíssimo ver como uma pessoa reage a diferentes situações. Mas você sabe como funciona essa avaliação de perfil no candidato?
Hoje, a Neo Pessoas vai explicar com detalhes sobre o que são e como funcionam os testes comportamentais. Dessa forma, você conseguirá aplicar no processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Veja a seguir!
O teste comportamental é uma ótima ferramenta para analisar características de comportamento, personalidade e reações em diversas situações do ambiente profissional.
Ao contrário de testes técnicos, que focam em habilidades específicas e adquiridas, o teste comportamental tem o objetivo de entender como uma pessoa age no dia a dia, como ela se relaciona com os colegas, reage a pressões e toma decisões.
Esses testes ajudam a definir qual o perfil comportamental do candidato, ou seja, identificar traços de personalidade que podem ser mais adequados para determinadas funções.
Por exemplo, uma vaga que exige liderança e tomadas de decisão rápidas é adequada a uma pessoa com um perfil mais dominante e assertivo, enquanto outra vaga que requer atenção aos detalhes demanda alguém mais analítico e metódico.
Além de auxiliar na contratação, o teste comportamental também é muito utilizado para o desenvolvimento de carreiras dentro da empresa. Ao compreender os traços de comportamento de cada colaborador, os gestores conseguem traçar planos de desenvolvimento mais direcionados.
Se você procurar na internet, vai encontrar vários tipos de testes comportamentais. Porém, vamos indicar os mais conhecidos e que sempre são muito úteis em processos seletivos. Veja:
É o teste comportamental mais utilizado no mundo. Esse método divide os perfis comportamentais em quatro categorias principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. O teste avalia como as pessoas agem em diferentes situações e é bastante usado em processos de seleção e desenvolvimento de equipes.
Confira brevemente o que significa cada um:
Já os com baixa Dominância são receptivos e cautelosos. Evitam confrontos e preferem colaborar do que impor suas opiniões garantindo a harmonia.
O MBTI é um outro modelo de teste comportamental muito utilizado para avaliações de perfil comportamental. Ele classifica as pessoas em 16 tipos diferentes de personalidade. Para isso, toma como base quatro dimensões:
Cada combinação dessas preferências gera um dos 16 tipos de personalidade do MBTI.
Esse teste é bastante utilizado também no processo de recrutamento de empresas. O Teste Big Five mede cinco grandes traços de personalidade, veja:
Em uma entrevista, você pode pedir para que o candidato faça o teste comportamental de maneira online
Cada teste é composto por uma série de perguntas, sendo que o candidato deve responder a cada uma delas. Esses questionamentos são desenhados para identificar padrões de comportamento e, assim, traçar o perfil comportamental da pessoa.
A partir do resultado do teste, o profissional de RH consegue analisar profundamente o perfil comportamental de cada candidato e determinar qual faz mais sentido para a vaga em questão.
Porém, é muito importante que esses resultados não sejam usados de maneira isolada. É essencial complementar com outras etapas do processo seletivo, como entrevistas e testes técnicos.
Existem muitos benefícios em aplicar um teste comportamental no processo seletivo. Os principais são:
Quando você conhece melhor o candidato, a empresa consegue escolher profissionais que realmente se alinham com as necessidades da função e da cultura organizacional. Isso diminui as chances de turnover.
Os testes comportamentais são uma ótima forma de identificar líderes em potencial. Com a contratação, um profissional pode ser facilmente desenvolvido para assumir cargos de liderança no futuro.
Quando os gestores conhecem o perfil comportamental de seus colaboradores, fica mais fácil melhorar a comunicação e o trabalho em equipe. Isso se traduz em mais eficiência e um ambiente de trabalho mais harmônico.
Colaboradores que estão em cargos que correspondem ao seu perfil comportamental ficam mais satisfeitos, engajados e motivados. E isso influencia diretamente na produtividade da empresa.
O teste comportamental é uma ferramenta complementar à triagem de currículos e entrevistas. O mais recomendável é realizar o teste no meio ou na etapa final, depois que o candidato já tenha feito ao menos alguma das entrevistas previstas.
Assim, você consegue ter mais informações sobre a pessoa para tomar uma decisão mais orientada e certeira. Além disso, o resultado do teste consegue te ajudar a formular algumas perguntas direcionadas na etapa das entrevistas finais.
Então, conseguiu entender como funciona um teste comportamental?
Conforme vimos, existem vários tipos de testes. Porém, você precisa decidir qual tipo faz mais sentido para as necessidades da sua empresa.
A aplicação de testes comportamentais feita de forma integrada ao processo seletivo, junto com entrevistas e avaliações técnicas, é uma das mais importantes estratégias para se ter sucesso nas contratações.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir mais dicas no blog da Neo Pessoas e em nosso perfil no Instagram. Até a próxima!