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Cultura Organizacional – Entenda sua importância para a formação de equipes de alto rendimento!

Um fato inegável é que as pessoas são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização. Colaboradores, líderes e parceiros trabalhando juntos por um mesmo objetivo, é este o grande segredo para se chegar ao topo.

Uma empresa funciona como uma orquestra, que para chegar ao som mais perfeito, necessita de todos os membros e partes da organização funcionando como uma engrenagem. E a cultura organizacional faz parte desta engrenagem!

Cultura Organizacional na prática

A cultura organizacional pode ser entendida como o conjunto das crenças e dos valores que são legitimados no ambiente corporativo. De forma resumida, é a forma como as coisas são feitas dentro da empresa.

Toda empresa tem sua cultura organizacional, e é imprescindível ter clareza quanto à cultura organizacional da sua empresa. É ela quem dá alma ao negócio.

Grandes organizações pelo mundo ficaram conhecidas por sua forte cultura organizacional. A Netflix é uma delas, leia mais sobre a cultura da empresa clicando aqui!

Cada corporação tem um foco principal. A Toyota é focada principalmente na qualidade, a Ambev – na grande produtividade, a Disney – no encantamento dos clientes.

Para construir (ou descobrir a já existente!) a cultura organizacional da sua empresa você deve parar e refletir a respeito de três pontos principais sobre sua organização.

  • Missão — por que a companhia existe;
  • Visão — onde ela deve chegar em longo prazo;
  • Valores — quais princípios nunca devem ser abandonados.

Refletindo sobre estes ideais, você saberá como seguir. Contar com profissionais especializados e qualificados para realizarem a gestão de pessoas, a comunicação interna e o recrutamento de novos colaboradores também é uma boa estratégia para fortalecer sua cultura organizacional.

Tipos de Cultura Organizacional

A cultura organizacional, como dissemos no início, não segue um único modelo. Ela se adapta às particularidades de cada organização. No entanto, existem alguns tipos que são mais habituais.

  • Cultura de poder — neste tipo de cultura, em que normalmente o poder fica concentrado somente no líder, é voltado para resultados;
  • Cultura de papéis — a empresa é orientada por regras e tem cargos e funções definidas pela hierarquia, mas todos os profissionais são considerados importantes;
  • Cultura de pessoas — aqui, o capital humano é colocado em primeiro lugar (as companhias entendem que o time precisa ser incentivado).

Por que a cultura organizacional é tão importante para uma empresa?

A cultura organizacional é a grande responsável por criar um clima de trabalho harmônico, produtivo, e uma equipe mais engajada e que de fato “vista a camisa” da organização. Entre seus muitos benefícios, estão: Um aumento geral da produtividade, maior comprometimento da equipe, melhoria do atendimento aos clientes finais, liderança alinhada com a equipe e melhoria do clima organizacional.

Em contrapartida, quando não temos uma cultura organizacional bem estruturada, o ambiente de trabalho fica comprometido. É possível que hajam conflitos entre a equipe, fofocas, diminuição da produtividade, aumento do índice de turnover e absenteísmo. Tais sinais podem indicar que o a cultura organizacional do seu trabalho esteja se tornando tóxica.

Cultura organizacional tóxica

Já sabemos que a cultura organizacional é uma das grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio. Em um cenário ideal, os colaboradores trabalham bem em equipe e o ambiente de trabalho é leve e harmônico.

Mas nem sempre o cenário é o ideal.

Alguns sinais de que a cultura organizacional da sua empresa pode estar se tornando tóxica, são:

  • Altos índices de turnover;
  • Colaboradores desmotivados;
  • Competições excessivas;
  • Falta de confiança entre os membros da equipe;
  • Fofocas.

Percebe algum destes sinais no seu ambiente de trabalho?

Reconhecê-los é o primeiro passo para buscar estratégias em busca de melhorias. Nem sempre os líderes estão dispostos a enxergar a realidade do seu negócio, mas reconhecer o problema, e até mesmo buscar ajuda de especialistas na área, pode fortalecer a cultura da empresa e tornar o clima no ambiente de trabalho muito melhor.

Por isso é importante investir sempre no fortalecimento da cultura organizacional da sua empresa. As pessoas são o bem mais preciosa da sua organização!

Nós podemos te ajudar neste processo! Fale conosco e garanta o melhor para o seu time!

Cuidar das pessoas do seu time é investir no seu negócio!

Nós da NEO PESSOAS acreditamos que a Gestão de Pessoas é o princípio do sucesso. Em 21 anos de empresa, somos hoje referência em consultoria de Recursos Humanos na região sul do Brasil, realizando serviços de Gestão de Pessoas em todo o território nacional. Nosso trabalho é guiar os colaboradores e as empresas para que se encontrem e formem uma parceria de sucesso.

 Essa parceria de sucesso só pode acontecer através de uma boa gestão de pessoas. Mantenha sua equipe motivada e, para isso, conte conosco! Os resultados rumo ao sucesso são certos. Conte conosco para construir uma empresa focada nas PESSOAS!

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