Já parou para pensar no impacto que uma empresa tem sobre a vida dos seus colaboradores? Um local que deveria ser de crescimento, colaboração e realizações pode ser facilmente um ambiente de trabalho hostil, que prejudica a produtividade e saúde mental das pessoas.
Porém, você provavelmente não quer isso para a sua empresa, certo? Então, é necessário criar uma cultura organizacional que gere efeitos positivos na vida dos profissionais.
Neste artigo, a NEO Pessoas vai explicar como evitar a criação de um ambiente de trabalho hostil com algumas práticas. Acompanhe a leitura!
Um ambiente de trabalho hostil vai muito além de apenas ser um local desagradável para se trabalhar. É uma situação em que os funcionários se sentem ameaçados, desrespeitados, esgotados ou intimidados.
Situações como essas surgem por meio de assédio moral ou sexual, favoritismo, discriminação, preconceito, falta de reconhecimento e sobrecarga de trabalho. Esse tipo de ambiente tóxico gera problemas de saúde mental e, consequentemente, complicações para a empresa.
Segundo uma pesquisa feita pela Pulses, 81% das pessoas se sentem esgotadas com seu trabalho. Cerca de 60% não sentem disposição para trabalhar e 67% precisam provar seu valor profissional.
A pesquisa também revela que 54% dos trabalhadores se sentem frustrados com o trabalho e 51% não têm paciência com outros membros da equipe.
A maioria desses casos surgem por meio de um ambiente desfavorável, que não possui cultura de motivação, não valoriza o profissional e não investe em bem-estar. E sabe qual é o resultado disso tudo? Aumento dos números de pessoas com ansiedade e depressão.
A toxicidade dentro de uma empresa afeta o bem-estar dos colaboradores, mas também gera diversos efeitos negativos na organização. Separamos alguns exemplos abaixo:
Quando o ambiente de trabalho se torna insuportável, os profissionais simplesmente buscam novas oportunidades. Isso é ruim pois:
Se você já passou por um ambiente tóxico, sabe como ele drena a energia e a própria motivação. A consequência? Baixa produtividade!
Para a empresa é péssimo, pois diminui a qualidade do trabalho, aumenta o número de erros e dificulta a entrega de trabalhos dentro dos prazos estabelecidos.
O estresse gerado por um ambiente de trabalho hostil afeta a saúde mental das pessoas. Esses fatores podem causar:
Uma empresa tóxica ganha uma fama negativa no mercado, principalmente entre os concorrentes. Com o compartilhamento de experiências negativas por parte de ex-funcionários, a organização pode sentir dificuldades na hora de atrair novos talentos. Afinal, quem vai querer trabalhar em um local tóxico?
Se você tem essa missão de evitar um ambiente de trabalho hostil, saiba que é uma tarefa muito desafiadora. Entretanto, não é algo impossível, basta aplicar algumas ações práticas. Veja algumas ideias para isso:
O respeito deve ser o valor central de uma empresa. Ou seja, todos devem se tratar de forma justa e igualitária. Faça os seguintes passos:
A comunicação é a chave do sucesso e, claro, de mal-entendidos. Você deve incentivar que as pessoas comentem suas opiniões e se sintam livres de relatar alguma situação desagradável.
Uma ótima solução para isso é criar formulários anônimos para que os colaboradores possam relatar problemas sem qualquer tipo de medo. Também vale a pena investir em pesquisas de clima organizacional.
Os gestores são os principais influenciadores do clima organizacional. Por isso, ofereça treinamentos para desenvolver habilidades de liderança empática e assertiva. Isso faz total diferença na hora de evitar um ambiente de trabalho hostil.
Todos os líderes devem ser treinados para identificar sinais de insatisfação e agir rapidamente para solucionar possíveis problemas.
Essa é uma forma que transmite mais clareza às pessoas. Crie e comunique quais são as políticas de tolerância zero para comportamentos abusivos. Também estabeleça um processo ágil e justo para investigar todas as denúncias recebidas.
Garanta que as consequências para violações sejam aplicadas consistentemente, independentemente do nível hierárquico.
Uma das melhores maneiras de reduzir o estresse no ambiente de trabalho é flexibilizando algumas condições.
Por exemplo, políticas de home office ou horários flexíveis ajudam a aumentar a satisfação dos colaboradores. Um ambiente de trabalho hostil frequentemente está relacionado a uma carga de trabalho excessiva ou a um controle muito rígido.
Os líderes são essenciais na criação de um ambiente de trabalho saudável. Eles devem agir de algumas formas:
Agora que você já sabe o que é um ambiente de trabalho hostil, suas consequências e como evitá-lo, vamos ver algumas formas de criar um espaço que as pessoas amem. Veja:
Evitar um ambiente de trabalho tóxico é um grande desafio, mas existem muitas maneiras de transformar uma empresa em um lugar saudável para todos.
Lembre-se: a mudança começa com cada indivíduo. Seja você um líder ou um colaborador, suas ações e atitudes têm o poder de influenciar positivamente o ambiente ao seu redor.
Quando todos trabalham juntos para criar um local corporativo respeitoso e acolhedor, não apenas evitamos um ambiente hostil, mas construímos uma cultura organizacional que permite que todos prosperem.
Afinal, quando as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e apoiadas, elas dão o melhor de si.
Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir mais dicas do mundo corporativo no blog da NEO Pessoas. Até a próxima!