Uma estratégia essencial para qualquer empresa se tornar relevante e atraente para o mercado. Poderíamos resumir assim o significado corporativo do Employee Value Proposition (EVP).
Se bem desenvolvida, esta Proposta de Valor ao Colaborador gera ganhos interessantíssimos para o negócio, como, por exemplo, o aumento de até 75% na competitividade e de 35% no engajamento, segundo dados divulgados recentemente pela consultoria Gartner.
Não é à toa que a Neo tem abordado cada vez mais esse tema. Ele está cada vez mais na agenda dos gestores de pessoas, que percebem o quão necessário é para as empresas terem estratégias de EVP aplicadas de maneira eficiente.
Uma outra pesquisa, realizada pela iCMS, empresa norte-americana de atração de talentos, mostrou que 86% dos profissionais de gestão de pessoas acreditam que o recrutamento esteja cada vez mais parecido com o marketing.
Isso significa que, para gerenciar pessoas, é preciso cada vez mais compreender não apenas os pilares do EVP, mas também a relação deles com o Employer Brand.
Continue a leitura e entenda quais são e como aplicar os:
Nesta categoria estão incluídas as recompensas financeiras (materializadas em dinheiro, como o próprio salário do colaborador), mas também todo o pacote de benefícios que engloba: plano de saúde oferecido, vale alimentação, convênios com academias, clubes de leitura, seguros e etc.
A atual geração de candidatos é especialmente observadora quanto a este pilar, analisando o pacote de recompensas como um todo. Eles vão olhar o salário, claro, mas também estão preocupados com questões como:
Quão flexível é a sua empresa? É anywhere office? Oferece Day Off de aniversário? Gym- Pass? Quais planos para manutenção da saúde física e mental?
É muito importante que os gestores tenham em mente que somente oferecer um pacote de recompensas atrativas não encerra o EVP de uma empresa. Existem outros 4 fatores predominantes que fazem com que o colaborador se sinta, de fato, feliz e satisfeito com seu trabalho.
E vamos listá-los a seguir.
Este segundo pilar diz respeito ao desenvolvimento, aprendizado contínuo e à aceleração das habilidades (técnicas e comportamentais) do colaborador. É aqui que entra a motivação das pessoas com um plano de carreira consistente, algo crucial para que os talentos do seu negócio queiram continuar com você.
O sinal de alerta para empresas que não têm este pilar bem desenvolvido (ou atualizado) é quando seus melhores profissionais começam a pedir demissão, indo em busca de oportunidades mais alinhadas às suas expectativas de evolução na carreira e lifestyle.
Investir em oportunidades e desenvolvimento também:
Quando falamos deste pilar, estamos nos referindo às relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Como é o clima organizacional da sua empresa? Qual é a qualidade da gestão de pessoas e a reputação da alta liderança?
Fortalecer positivamente esses aspectos, bem como treinar líderes e gestores a manter o bom relacionamento entre as equipes é crucial para o EVP.
De nada adianta a empresa oferecer ótimos benefícios, salários recompensadores e um plano de carreira atraente se o relacionamento entre equipes, colaboradores e líderes é tóxico.
Aqui entra a essência da companhia, cultura, missão, visão, valores, ética, bem como o posicionamento de mercado e sua marca empregadora.
Uma organização bem estruturada e posicionada gera no colaborador um senso de pertencimento que faz com que ele, por exemplo, ao sair na rua em seu horário de almoço, não tire o crachá do pescoço, demonstrando seu orgulho em trabalhar naquela empresa.
Neste pilar está também o engajamento da marca com as questões sociais, diversidade e respeito – como ela se organiza para trabalhar com esses assuntos, e a aplicação deles na prática cotidiana. Para um relacionamento de sucesso é muito importante que exista o “match” entre o que a empresa e o colaborador acreditam.
A palavra-chave deste pilar é: equilíbrio entre as aspirações profissionais e pessoais. Por exemplo: empresas em que o ramo de atuação exige que alguns profissionais viagem o mundo inteiro pode atrair um certo perfil de pessoas, mas podem afastar outros, como é o caso de pessoas que não gostam de ficar muito tempo distantes da família e do lar.
Um colaborador mal utilizado ou alocado em um cargo/setor/atividade que não permita este equilíbrio, pode se sentir desmotivado e tentado a deixar a empresa. E esse “pequeno erro” se torna um tiro no pé da sua estratégia EVP.
Agora que você já sabe o que é o EVP, quais são os seus principais pilares, como eles se relacionam ao seu marketing (Employee Brand) e quais benefícios sua empresa desfrutará ao implantar esta estratégia, é hora de dar o próximo passo.
Fale hoje mesmo com um especialista Neo e vamos juntos construir uma Proposta eficiente de valor para o seu negócio!