A gestão do RH é importantíssima para o crescimento e resultados de qualquer empresa. Porém, muitas vezes a equipe pode estar sobrecarregada com tarefas operacionais que consomem um tempo valioso. Aqui entra a necessidade de otimização de recursos e processos, e o BPO em RH é uma excelente solução para isso.
Com a terceirização das funções administrativas e gerenciadas por especialistas externos, você consegue liberar o tempo do time interno para focar em atividades que demandam mais atenção e estratégia.
Hoje, vamos comentar como é possível fazer a otimização de recursos e custos com a implementação do BPO em RH. Acompanhe a leitura!
O BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de processos de Recursos Humanos para empresas. Ou seja, todas as funções operacionais, como geração de folha de pagamento, recrutamento e gestão de benefícios, são delegadas a profissionais externos.
E qual a vantagem de fazer isso? Inúmeras! Mas as principais são: liberação de tempo, diminuição de custos e foco em atividades estratégicas.
Além disso, o BPO possibilita o uso de várias tecnologias que ajudam na otimização de recursos, tornando-as mais acessíveis para as empresas. Isso significa que um negócio não precisa contratar novas tecnologias focadas em RH, pois o time de BPO já possui.
Ao contratar um BPO de RH, o time de Recursos Humanos interno pode se concentrar em atividades que geram mais valor e lucro para a empresa.
Por exemplo, em vez de lidar com várias tarefas administrativas todos os dias, a equipe começa a focar na criação de políticas de retenção de talentos, estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores e outras ações que influenciam diretamente o desempenho do negócio. Ou seja, com um BPO, os profissionais de RH trabalham no que é, de fato, importante estrategicamente.
Outro aspecto indispensável é a redução de custos operacionais. Muitos fornecedores de BPO em RH usam ferramentas de automação para aplicar processos repetitivos de maneira mais rápida. Na prática, automatizam a folha de pagamento e, até mesmo, o processo de recrutamento. Isso diminui custos operacionais e também o tempo da equipe interna.
Afinal, como colocar em prática a implementação do BPO na sua empresa? Separamos 3 passos essenciais:
Antes de escolher a terceirização de processos de RH, faça uma análise minuciosa de todas as necessidades da sua organização. Veja quais processos são mais custosos ou consomem mais tempo e recursos da equipe.
Assim, você pode fazer a terceirização de forma mais direcionada, focando no que realmente é importante otimizar.
A escolha de uma empresa de BPO em RH é o ponto-chave para o sucesso da terceirização. Empresas como a Neo Pessoas, especialista há duas décadas em gestão de processos, é fundamental.
Você deve avaliar os cases de sucesso da empresa, conversar com os especialistas e tirar todas as dúvidas sobre redução de custos operacionais. Um bom parceiro vai trabalhar em conjunto com a sua empresa para proporcionar os melhores resultados.
A implementação de um BPO em RH não termina com a contratação do serviço. É fundamental que o gestor da empresa monitore todos os resultados. É necessário avaliar o andamento da terceirização, quais otimizações são realizadas, como é a comunicação com o time externo, entre outros.
Esse acompanhamento é fundamental para fazer ajustes ao longo do tempo. Lembre-se que aqui o trabalho deve ser em equipe.
O processo de otimização de recursos e redução de custos na operação são metas importantes para toda organização. Conforme vimos, o BPO em RH é uma solução que te ajuda a atingir esses objetivos.
Se você deseja saber mais sobre essa atividade, conte com a Neo Pessoas! Entre em contato com nosso time de especialistas e transforme agora mesmo a sua gestão de RH. Até a próxima!