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Avaliações de Desempenho: por onde começar?

As Avaliações de Desempenho podem ser consideradas a última etapa de um Plano de Cargos e Salários. Ela é a ferramenta que irá operacionalizar a execução do plano e estabelecerá uma política eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas competências e méritos, assim como, subsidiará o desenvolvimento do Plano de Carreira.

É importante que você saiba que esta ferramenta é uma excelente aliada quando o objetivo é fortalecer perspectivas de desenvolvimento profissional e, com isso, reter os talentos da sua empresa!

Na Pesquisa de Clima Organizacional realizada pela Neo, são avaliados 15 fatores, pelo menos, quase metade deles podem ser trabalhados a partir das avaliações de desempenho, que são: Comunicação, Reconhecimento, Remuneração e Carreira, Liderança Imediata, Cultura Organizacional, Saúde Mental, e Desenvolvimento e Aprendizagem.

Ou seja, com a implementação de uma ferramenta como esta, as organizações conseguem desenvolver importantes atributos para o bom funcionamento institucional, além de: aumentar as chances de reter talentos, cuidar do seu clima organizacional e employer branding.

Quais são os  benefícios da implementação de uma Política de Avaliação de Desempenho?

Objetivo, clareza e aplicabilidade!

É inquestionável que demanda um certo tempo e dedicação para estruturar tudo isso. Então, por que é tão estratégico? Seguem abaixo, algumas vantagens que a empresa ganha ao implementar uma Política de Avaliação de Desempenho.

  • Gestão de desempenho e promoção de reconhecimento
  • Gestão e retenção de talentos
  • Definição de regras claras quanto à política e aos procedimentos de cargos e salários
  • Minimiza decisões subjetivas
  • Incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores 
  • Estimula os comportamentos alinhados à cultura organizacional
  • Potencializa o alcance dos resultados organizacionais

Estrutura 

A avaliação de desempenho pode contar com um tripé de competências: comportamentais, técnicas e resultados.

Competências Comportamentais são atitudes relacionadas aos valores e atitudes dos colaboradores da empresa. Podem ser, por exemplo: Comprometimento, Excelência, Comunicação, Trabalho em Equipe, dentre outras.

Competências Técnicas são habilidades e conhecimentos acerca de ferramentas que os colaboradores precisam para realizar o seu trabalho. Podem ser, por exemplo: Informática (Pacote Office, JavaScript, Adobe), Estatística, Língua Inglesa, dentre outras.

Entregas e Resultados podem ser avaliados conforme o prazo e qualidade com os quais os colaboradores realizam seus serviços.

Etapas

É importante que todo o processo de realização das Avaliações de Desempenho seja acompanhado pelo Comitê de Gestão de Pessoas que pode ser composto pela gestão e a área de RH da empresa. Os responsáveis do RH devem fornecer treinamentos eficazes quanto à utilização da ferramenta, processo de (auto)avaliação e devolutivas.

Há toda uma mudança (ou fortalecimento) da cultura organizacional ao construir uma mentalidade de avaliação e feedback. O processo está atrelado a muitos fatores que vão desde ganhos financeiros à engajamento organizacional.  

  1. Definição dos Indicadores e Elaboração do Formulário

Os indicadores das avaliações de desempenho compõem cada uma das três sessões relativas ao tripé de competências da avaliação de desempenho (comportamento, técnica e resultados). Eles são elaborados a partir da definição das responsabilidades e requisitos da função de cada colaborador. 

  1. Aplicação dos Questionários

A depender da ferramenta selecionada, ocorre a divulgação dos questionários e acompanhamento da realização das avaliações e autoavaliações. Atualmente, há plataformas que podem ser contratadas ou podem ser devolvidos formulários e planilhas através do Google Drive ou Pacote Office. 

  1. Tabulação dos Resultados

A partir da definição dos pesos 1) das avaliações de líderes, colegas, pares subordinados e autoavaliações; 2) e das seções que compõem o questionários (ver a seção “Estrutura” desse artigo), serão tabulados os resultados finais de cada colaborador.

  1. Realização das Devolutivas de Feedback & Feedforward 

Ocorrem as devolutivas individuais entre gestores e diretores, com apoio do Comitê de Gestão de Pessoas. Visa desenvolver o olhar direcionado para o horizonte, se baseando em orientar as pessoas sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Tem como função otimizar o potencial de cada profissional e, assim, monitorar o plano de desenvolvimento para o futuro.

Em resumo

A Gestão de Desempenho desenvolve, motiva e reforça pontos fortes e aponta habilidades que podem ser desenvolvidas e estimuladas nos colaboradores, proporcionando aos profissionais esclarecimentos sobre todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à obtenção de êxito nas estratégias e metas relacionadas às suas áreas de atuação. 

E por meio de uma Política de Avaliação de Desempenho, é possível identificar as aptidões de cada colaborador e direcioná-las a cargos alinhados, nos quais poderão obter maior produtividade, também evitando a rotatividade de pessoal. 

Gestão de Pessoas

Nós da NEO PESSOAS acreditamos que a Gestão de Pessoas é o princípio do sucesso. Saber escolher os colaboradores certos, trabalhar para o seu crescimento e desenvolver um time com valores alinhados à cultura da empresa. Nosso trabalho é guiar os colaboradores e as empresas para que se encontrem e formem uma parceria de sucesso. 

Essa parceria de sucesso só pode acontecer através de uma boa gestão de pessoas. Mantenha sua equipe motivada e, para isso, conte conosco! Os resultados rumo ao sucesso são certos.

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