Atração e RetençãoRecursos Humanos

Cultura organizacional: como criar um ambiente atrativo e reter talentos?

A cultura organizacional é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer empresa. Ela se refere ao conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que guiam o funcionamento da empresa, fortalecem a sua gestão e moldam a maneira como os funcionários trabalham e produzem resultados. 

Uma cultura forte e positiva pode ajudar no desafio de reter talentos, enquanto uma cultura “fraca” ou tóxica acaba por afastar e desmotivar os colaboradores, além de danificar a imagem do negócio no mercado. 

Isso sem falar que a cultura está entre os principais pilares da proposta de valor ao colaborador (EVP). Em outras palavras, ela é um dos grandes motivos pelos quais os melhores profissionais se orgulham de trabalhar em uma organização. 

Pontuar e evidenciar essas razões são ótimas alternativas para mostrar aos talentos o porquê eles devem escolher a sua companhia (e não o concorrente) na hora de se inscrever em processos seletivos.  

Para além da atração de talentos, a cultura comunicada através do EVP é ainda uma maneira bastante eficaz para melhorar o clima organizacional, reduzir a rotatividade (turnover) e aumentar a retenção de bons profissionais.

Reter talentos = evitar múltiplos prejuízos!

Se pensarmos apenas do ponto de vista financeiro, a perda de um colaborador talentoso pode sair muito cara, graças aos custos com dispensa e com a contratação/ treinamento de uma nova pessoa para aquele cargo. 

Ao acrescentarmos o fator “tempo de aprendizado” e “capacidade produtiva” do novo colaborador à conta, uma alta rotatividade pode significar prejuízos também ao desempenho da empresa.  

Por isso, é tão importante criar e manter um ambiente de trabalho atrativo, que incentive os colaboradores a permanecerem na empresa por mais tempo, gerando senso de pertencimento neles. 

Onde a cultura organizacional entra nisso?

Para alcançar o sucesso, qualquer empresa precisa não apenas saber que cultura e gestão são conceitos complementares, mas trabalhar para que ambas forneçam suporte uma à outra, tanto na criação de processos, quanto na implementação de ações práticas.

Pessoas são o principal ativo de qualquer negócio, elas movem o mundo sendo as grandes responsáveis por todos os resultados que se vê no mercado (sejam eles positivos ou negativos). Sendo assim, trabalhar para mover essas pessoas e desenvolvê-las é essencial. Isso só é possível a partir de uma Gestão de Pessoas eficaz, somada à implementação de uma sólida Cultura Organizacional.

Existem basicamente 4 tipos de cultura organizacional:

  • Cultura de Poder
  • Cultura de Tarefas
  • Cultura de Pessoas
  • Cultura de Papéis

Porém, não há uma “receita de bolo” que ajude os gestores na hora de escolher entre eles. Pode ser que a sua empresa tenha um destes perfis muito marcante, ou dois mais preponderantes. 

O importante na hora de criar a sua cultura e implementar qualquer um destes modelos é estar atento para tirar vantagem das características positivas e minimizar os prejuízos dos pontos críticos de cada um deles. 

Como criar um ambiente atrativo e reter talentos?

Para criar um ambiente de trabalho atrativo e reter talentos, é importante que as empresas se concentrem em três áreas principais da cultura organizacional: propósito, valores e no próprio ambiente (físico e emocional) do trabalho.

Propósito

O propósito da empresa é a razão pela qual ela existe e o que ela busca realizar. O propósito deve ser claramente definido e comunicado a todos os funcionários. Quando os funcionários entendem o propósito da empresa, eles se sentem mais motivados a contribuir para a realização dos objetivos da empresa. 

Além disso, um propósito forte pode ajudar a atrair funcionários que compartilham os mesmos valores e objetivos da empresa. Para criá-lo, a gestão deve se concentrar no impacto que aquele negócio busca causar no mundo. Gestores devem definir como suas ações contribuem para o bem-estar dos clientes, da comunidade e do meio ambiente. Além disso, a empresa deve se concentrar em seus valores e em como eles são incorporados na missão da empresa.

Valores

Os valores da empresa são os princípios que guiam as decisões e comportamentos dos funcionários. Os valores devem ser claramente definidos e comunicados a todos os funcionários. Quando os funcionários compartilham os mesmos valores, eles se sentem mais conectados à empresa e são mais propensos a permanecer na empresa por mais tempo.

Para criar valores fortes, a empresa deve se concentrar em suas crenças fundamentais. Ela deve definir o que é mais importante para sua operação, e como isso se traduz em suas ações. Além disso, a empresa deve incentivar os funcionários a viver os valores da empresa em seu trabalho diário.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho se refere às condições físicas e emocionais sob as quais os colaboradores trabalham. Um ambiente de trabalho positivo tem o pontencial de melhorar os índices de satisfação com a empresa e a produtividade dos times.

Já um ambiente de trabalho tóxico pode levar a problemas como burnout, boreout, afastar as pessoas, desengajar, elevar as taxas de turnover e, em casos mais graves, causar danos ao caixa da empresa!

Para criar um ambiente físico atrativo a empresa pode investir em espaços modernos e funcionais. Alguns exemplos práticos disto são:

  • Criar áreas de trabalho abertas e colaborativas, com salas de reunião equipadas com tecnologia de ponta e espaços de convivência confortáveis e acolhedores;
  • Oferecer segurança financeira, através da criação de uma estrutura salarial bem-definida (planos de cargos e salários);
  • Oferecer benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, vale-academia e flexibilidade de horário, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Já para criar um ambiente emocional atrativo, capaz de reter talentos, a empresa pode investir em programas de desenvolvimento e capacitação, oferecer feedbacks construtivos e reconhecer o trabalho bem-feito. 

Também pode criar um clima organizacional positivo, com valores e objetivos claros, transparência nas decisões e comunicação aberta. 

Outra iniciativa que ajuda a criar um ambiente emocional atrativo é promover a diversidade e a inclusão, valorizando a contribuição de todos os funcionários independentemente de suas origens, gêneros, capacidades físicas, mentais ou orientações religiosas. 

Com essas práticas, a empresa demonstra um compromisso com o bem-estar dos funcionários e cria um ambiente em que eles se sentem valorizados, engajados e motivados a contribuir verdadeiramente para o sucesso da empresa.

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