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Gestão e Cultura Organizacional: qual a relação entre eles (e por que isso importa para o seu negócio)

Cultura organizacional, é o conceito que define quais são as crenças, os hábitos, comportamentos esperados, as políticas adotadas, os valores éticos e os valores morais de uma empresa. Quando bem definida e incorporada, ela é uma excelente aliada para aumentar a confiança (e o faturamento) de um negócio.

Gestão, por sua vez, são os processos administrativos e de planejamento, que têm como objetivo fazer o negócio alcançar metas, gerar resultados positivos e elevar a sua lucratividade.

Para obter sucesso, seja qual for o seu tamanho ou nicho de atuação, a empresa deve entender que cultura e gestão são conceitos complementares, e trabalhar para que elas forneçam suporte uma à outra tanto na definição de processos, quanto na implementação de ações práticas.

Pessoas movem o mundo. Elas são o principal ativo de qualquer negócio, sendo  grandes responsáveis por seus resultados. Sendo assim, trabalhar para mover essas pessoas e desenvolvê-las é essencial. Isso só é possível a partir de uma Gestão de Pessoas eficaz, somada à implementação de uma sólida Cultura Organizacional.

Gestão de Pessoas: vale mesmo a pena investir nos colaboradores?

Essa ainda é uma das principais dúvidas de muitos gestores e para respondê-la sugerimos a seguinte reflexão:

  • O que você espera dos seus times?

Que eles sejam compostos por pessoas satisfeitas, talentosas e motivadas a entregarem os melhores resultados, contribuindo positivamente para o sucesso da empresa, certo?

Bem, isso só é possível através dos 5 pilares de uma boa Gestão de Pessoas:

  1. Trabalho em equipe;
  2. Programas de incentivo ao desenvolvimento e crescimento profissional;
  3. Conhecimento e competência (técnica e comportamental);
  4. Processos fluidos e claros de comunicação interna (e endomarketing);
  5. Políticas de Employee Experience (colocar o link do post blog sobre esse assunto – a ser publicado) e motivação.

Investir nos profissionais que trabalham com você é investir na sobrevivência e no futuro da sua organização. Isso vai além da elaboração de plano de cargos e salários e da realização de eventos motivacionais esporádicos. 

É, sobretudo, sobre proporcionar um ambiente corporativo saudável e atrativo, que ofereça aos indivíduos que trabalham nele as condições necessárias, não só para executar suas tarefas, mas também para que eles cresçam e apresentem uma performance cada vez melhor.

Onde entra a Cultura nisso?

A Cultura é algo que  impacta diretamente o gerenciamento do seu negócio, porque diz respeito a como a instituição lida com seus parceiros, colaboradores e clientes.  

Tendo isso em mente, uma boa gestão deve apoiar a cultura organizacional (e vice-versa). Isso implica que os gestores da sua empresa assumam como uma de suas principais responsabilidades  transmitir para a sua equipe quais são as práticas, os hábitos, valores, visões, as crenças, os princípios, as cerimônias, os sistemas e as políticas internas da empresa para os colaboradores.

Ou seja, Gestão e Cultura andam lado a lado.

E qual a melhor cultura para o seu negócio?

Apesar de existirem quatro tipos diferentes, a melhor cultura organizacional é aquela que funciona bem tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. 

Independente da sua escolha, é possível implementar uma cultura positiva seguindo alguns passos comuns:

  1. Invista em processos criteriosos de recrutamento e onboarding

Assim você conseguirá identificar logo no início da jornada do colaborador se ele possui valores e expectativas que vão ao encontro dos valores e das expectativas da empresa. Isso ajuda a ser mais assertivo nas contratações, reduzir taxas de turnover, e elevar a produtividade (porque serão selecionados).

Quanto ao onboarding, é sempre interessante que os aspectos culturais da empresa sejam comunicados de maneira clara e consistente desde essa etapa, integrando o novo colaborador não apenas à missão, visão e valores, mas à cultura do negócio como um todo.

  1. Mantenha uma comunicação fluida e clara com os times

Uma boa estratégia para isso é elaborar um manual atualizado da cultura  e compartilhar com todos os colaboradores. Assim, todas as dúvidas podem ser facilmente sanadas, em uma comunicação direta e assíncrona.

  1. Invista em lifelong learning

Isso pode ser feito através da implementação de trilhas de desenvolvimento, treinamentos internos, eventos e outras iniciativas que ajudem os colaboradores a crescerem profissional e pessoalmente.

Lifelong learning é o ponto da cultura que desperta o senso de pertencimento nos times.

Com isso, os colaboradores sentem a necessidade de serem mais proativos, contribuindo para gerar cada vez mais resultados. Estimular talentos é plantar os resultados de produtividade que você quer colher no futuro.

  1. Adapte-se sempre!

Nem cultura, nem gestão organizacional são conceitos fixos e imutáveis. Ambas podem (e devem) estar alinhadas com as tendências do mercado e com as novas perspectivas que surgem no mundo com o passar do tempo. 

Lembre-se: cultura é um conjunto de processos. E processos precisam ser constantemente criados e recriados em conjunto, focando sempre em uma premissa base:

O que podemos fazer e como podemos fazer para mover as pessoas rumo ao alcance dos objetivos da empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância da relação entre cultura organizacional e gestão de pessoas, está na hora de vivenciar isso de forma prática no seu negócio.

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