Cultura organizacional, é o conceito que define quais são as crenças, os hábitos, comportamentos esperados, as políticas adotadas, os valores éticos e os valores morais de uma empresa. Quando bem definida e incorporada, ela é uma excelente aliada para aumentar a confiança (e o faturamento) de um negócio.
Gestão, por sua vez, são os processos administrativos e de planejamento, que têm como objetivo fazer o negócio alcançar metas, gerar resultados positivos e elevar a sua lucratividade.
Para obter sucesso, seja qual for o seu tamanho ou nicho de atuação, a empresa deve entender que cultura e gestão são conceitos complementares, e trabalhar para que elas forneçam suporte uma à outra tanto na definição de processos, quanto na implementação de ações práticas.
Pessoas movem o mundo. Elas são o principal ativo de qualquer negócio, sendo grandes responsáveis por seus resultados. Sendo assim, trabalhar para mover essas pessoas e desenvolvê-las é essencial. Isso só é possível a partir de uma Gestão de Pessoas eficaz, somada à implementação de uma sólida Cultura Organizacional.
Essa ainda é uma das principais dúvidas de muitos gestores e para respondê-la sugerimos a seguinte reflexão:
Que eles sejam compostos por pessoas satisfeitas, talentosas e motivadas a entregarem os melhores resultados, contribuindo positivamente para o sucesso da empresa, certo?
Bem, isso só é possível através dos 5 pilares de uma boa Gestão de Pessoas:
Investir nos profissionais que trabalham com você é investir na sobrevivência e no futuro da sua organização. Isso vai além da elaboração de plano de cargos e salários e da realização de eventos motivacionais esporádicos.
É, sobretudo, sobre proporcionar um ambiente corporativo saudável e atrativo, que ofereça aos indivíduos que trabalham nele as condições necessárias, não só para executar suas tarefas, mas também para que eles cresçam e apresentem uma performance cada vez melhor.
A Cultura é algo que impacta diretamente o gerenciamento do seu negócio, porque diz respeito a como a instituição lida com seus parceiros, colaboradores e clientes.
Tendo isso em mente, uma boa gestão deve apoiar a cultura organizacional (e vice-versa). Isso implica que os gestores da sua empresa assumam como uma de suas principais responsabilidades transmitir para a sua equipe quais são as práticas, os hábitos, valores, visões, as crenças, os princípios, as cerimônias, os sistemas e as políticas internas da empresa para os colaboradores.
Ou seja, Gestão e Cultura andam lado a lado.
Apesar de existirem quatro tipos diferentes, a melhor cultura organizacional é aquela que funciona bem tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.
Independente da sua escolha, é possível implementar uma cultura positiva seguindo alguns passos comuns:
Assim você conseguirá identificar logo no início da jornada do colaborador se ele possui valores e expectativas que vão ao encontro dos valores e das expectativas da empresa. Isso ajuda a ser mais assertivo nas contratações, reduzir taxas de turnover, e elevar a produtividade (porque serão selecionados).
Quanto ao onboarding, é sempre interessante que os aspectos culturais da empresa sejam comunicados de maneira clara e consistente desde essa etapa, integrando o novo colaborador não apenas à missão, visão e valores, mas à cultura do negócio como um todo.
Uma boa estratégia para isso é elaborar um manual atualizado da cultura e compartilhar com todos os colaboradores. Assim, todas as dúvidas podem ser facilmente sanadas, em uma comunicação direta e assíncrona.
Isso pode ser feito através da implementação de trilhas de desenvolvimento, treinamentos internos, eventos e outras iniciativas que ajudem os colaboradores a crescerem profissional e pessoalmente.
Lifelong learning é o ponto da cultura que desperta o senso de pertencimento nos times.
Com isso, os colaboradores sentem a necessidade de serem mais proativos, contribuindo para gerar cada vez mais resultados. Estimular talentos é plantar os resultados de produtividade que você quer colher no futuro.
Nem cultura, nem gestão organizacional são conceitos fixos e imutáveis. Ambas podem (e devem) estar alinhadas com as tendências do mercado e com as novas perspectivas que surgem no mundo com o passar do tempo.
Lembre-se: cultura é um conjunto de processos. E processos precisam ser constantemente criados e recriados em conjunto, focando sempre em uma premissa base:
O que podemos fazer e como podemos fazer para mover as pessoas rumo ao alcance dos objetivos da empresa?
Agora que você já sabe qual é a importância da relação entre cultura organizacional e gestão de pessoas, está na hora de vivenciar isso de forma prática no seu negócio.
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Cultura organizacional: como reter talentos - Neo Pessoas
4th abril 2023[…] ao conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que guiam o funcionamento da empresa, fortalecem a sua gestão e moldam a maneira como os funcionários trabalham e produzem […]